segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

RUI ALVES: O BALANÇO DA 1ª VOLTA

Assumiu no início desta época o comando técnico da equipa sénior do União FE, pela primeira vez na sua ainda curta carreira de treinador, acumulando este cargo com o de jogador da mesma equipa. Disse no inicio desta aventura (pode ler a entrevista ao UFE Fans em 03/08/09 aqui) que aceitou o convite por amor ao clube que o fez hoquista e para que o hóquei sénior não acabasse. Quatro meses depois dessa entrevista fomos novamente ter com o Rui Alves para que nos fizesse um balanço do trabalho realizado até aqui, no momento em que chega o fim do ano e com ele o fim da 1ª volta do Nacional da 3ª Divisão.

UFE Fans – Bom dia Rui, em primeiro lugar parabéns pelo trabalho realizado até aqui e obrigado mais uma vez pela tua disponibilidade para com o UFE Fans. Antes do balanço desta 1ª volta, fala-nos daquilo que se passou no sábado. O porquê do protesto do jogo?

RA – Bom dia. No sábado passado, sentimos grandes dificuldades em jogar num piso bastante difícil de jogar, entramos a ganhar mas um bocado apáticos e a ver o que ia dar o jogo, deixámos crescer o adversário e ganhar confiança e chegamos a estar a perder por 3 golos, conseguimos dar a volta ao marcador e simplesmente perdemos por culpa nossa que tivemos muitas falhas, não foi culpa de mais ninguém. O protesto do jogo é simplesmente porquê penso que temos razão, durante a segunda parte, o GR do Arazede viu cartão azul, na marcação do livre directo falhámos, mas logo de seguida marcamos golo, ou seja, acabou o Power–play, a seguir fazemos o 5-5 e outro jogador do Arazede vê novamente azul, e nem passado 1 minuto quando estávamos com posse de bola a atacar 3 jogadores, entra um jogador do Arazede e fica dentro de 30s ou 40s lá dentro e que diz que entrou porquê o power-play do GR já acabou, ou seja, estava errado e prejudicou-nos, foi uma situação infeliz da equipa da casa, vamos ver no que dá. Mas repito a culpa da derrota não foi disso, fomos nós que não jogamos nada bem.

UFE Fans – Ao contrário do que se especulava no início da época, a equipa tem tido uma boa prestação no Campeonato. Apesar disso, e como é normal, nem tudo correu bem até este ponto, como são os casos das 3 derrotas nos últimos 3 jogos. Qual o balanço desta 1ª volta?

RA – Ao contrário da tua opinião acho que não tivemos prestações assim tão boas, acho que podíamos ter ganho ao Santa Cita e ao Almeirim, foi jogos em que nos faltou cabeça para ganhar, e nestas últimas duas jornadas tivemos 2 derrotas que não devíamos ter tido, portanto acho que não está a correr tão bem como dizem. Se calhar sou eu que estou a ser um pouco ambicioso de mais, mas acho que podíamos ter feito muito melhor nestes jogos.

UFE Fans – 12 Jogos 7 Vitórias e 5 Derrotas. Achas que podiam ter feito mais ou, pelo contrário, estão acima daquilo que esperavam?

RA – Podíamos ter feito muito mais tal como disse anteriormente, depois de algumas derrotas que chegamos ao balneário nitidamente com a sensação que podíamos e devíamos ter ganho, mas cometemos faltas que se calhar por falta de alguns jogadores experientes e também falta de cabeça, nos tivesse traído um bocado nesses jogos.

UFE Fans – Que balanço fazes destes teus primeiros quatro meses à frente da equipa sénior. Como tem sido ser Treinador/Jogador?

RA – Para ser sincero não estou nada satisfeito, porque penso que esta equipa tem potencial para estar mais acima na classificação e se calhar sou eu que não tenho unhas para tocar esta viola. A função de treinador/jogador é uma posição muito desconfortável, que me tira alguma liberdade como jogador e que me trás mais responsabilidade nos resultados e na gestão da equipa, que mesmo sendo repartido com o Cajé, sempre me pesa um bocado e me tira liberdade durante o jogo. Acho que me estou a prejudicar um bocadinho como jogador e a perder alguns bons anos da minha vida de jogador, mas estou a aprender e a crescer como treinador, mas nitidamente estou deserto que chegue ao fim esta minha dupla função e que volte a jogar simplesmente, e a jogar com outra moral e com outros ares.

UFE Fans – O que esperas da 2ª volta do Campeonato? Na tua opinião o calendário desta 2ª volta será mais fácil ou mais difícil que o da 1ª volta?

RA – Na segunda volta espero que não tenhamos tantos deslizes como na 1ª, nomeadamente em jogos que temos a obrigação de ganhar, quanto ao calendário, ao contrário do que muitos dizem que é mais fácil porque jogamos com os favoritos em casa, eu acho que é muito mais difícil porque vamos jogar fora com adversários que têm vindo a subir muito de forma, nomeadamente já no inicio na Lourinhã e depois mais concretamente na Marinha e em Marrazes onde vai ser muito difícil virmos de lá com os 3pontos, temos que trabalhar bem para isso, temos equipa para isso, agora a nossa atitude é que tem de mudar.

UFE Fans – No final da 1ª volta, como vês as outras equipas, e para ti quem são os verdadeiros candidatos à subida?

RA – Sem dúvida: Mealhada, Almeirim e Santa Cita, ao contrário do que muitos dizem nos não somos candidatos e nem nunca nos assumimos como tal. Dos três que referi, o meu favorito é a Mealhada e quem tem mais hipóteses de subir é o Almeirim, apesar que eu gostava que os meus amigos de Santa Cita subissem, porque apesar do que aconteceu, gosto muito de todos eles e quero o melhor para eles.

UFE Fans – Este ano, e pela segunda vez na história recente do clube, existe um grupo organizado de jovens que têm acompanhado a equipa em todos os jogos. Eles são um grande incentivo para vocês jogadores?

RA – É sempre bom, ter esta rapaziada em todos os jogos a puxar por nós, são poucos mas fazem muito barulho e incentivam-nos sempre, mesmo nas derrotas, por isso é muito bom e espero que continuem e que não percam a vontade de nos seguir em todos os jogos.

UFE Fans – Falando agora das tuas equipas de Escolares. Começou a semana passada a 2º volta dos Encontros Convívio, a equipa “A” está em segundo lugar e a equipa “B” na última posição, como vês a prestação dos teus jovens jogadores?

RA – Os meus “putos”são o meu orgulho, quer uma quer outra, o “A” estão em segundo porque também são mais velhos já assimilaram mais o que é o hóquei e como se joga o hóquei, os “B” são todos à excepção do Samuel e do João Lopes, escolares de 1º ano e ainda jogam muito ao molhe e têm muito que trabalhar, mas também hão-se chegar ao patamar dos outros, pena que nos treinos não tenham a mesma aplicação dos mais velhos, mas pode ser que para o ano, sendo mais velhos mudem um bocado o pensamento e levem aquilo um bocado mais a sério. Agora nos Escolares “A” existem 5 ou 6 que se mantiverem o empenho que o modo como levam os treinos têm tudo a poder vir a ser grandes jogadores e serem úteis à equipa sénior do União, pelo menos é para isso que os ando a treinar.

UFE Fans – O União tem um passado brilhante na formação de jogadores, que tem “arrefecido” nas últimas épocas. O que esperar do futuro das camadas jovens do União, estamos a melhorar ou por outro lado será difícil chegar ao nível que um dia foi atingido?

RA – Pois houve um tempo em que a formação foi totalmente abandonada e até me custa ver a equipa Juvenil da União levar derrotas tão pesadas. E nem temos iniciados nem infantis, mas acho que temos vindo a trabalhar bem e se isto continuar penso que dentro de uns anos vamos voltar a ter todos os escalões e todos eles com equipas competitivas e a lutar por títulos.

UFE Fans – Rui mais uma vez obrigado pela disponibilidade e fica o espaço à tua disposição para o que quiseres dizer aos nossos leitores.

RA – Quero simplesmente desejar Boas Festas e que não deixem de apoiar o nosso clube. Abraço e até dia 2 ou 3 de Maio .

Sem comentários: