sexta-feira, 6 de novembro de 2009

KARATÉ: O DOJO

Muitos de vós, tal como eu se calhar, já perguntaram ao entrar no Ginásio do União FE o que representam o bonsai, a foto e os dizeres colocados numa das paredes.
Hoje apresentamos aqui a explicação:

Dojo

O Dojo (pronuncia-se DÔ-JÔ) é o local onde se treinam artes marciais, especialmente as japonesas.

Muito mais do que uma simples área, o dojo deve ser respeitado como se fosse a casa dos praticantes. Por isso, é comum ver o praticante fazendo uma reverência antes de entrar, tal como se faz nos lares japoneses.

O nosso Dojo encontra-se no Ginásio do União Futebol Entroncamento, tendo hoje em dia, condições de excelência para a prática de Karate, tendo em conta que é um espaço polivalente para diversas actividades, e não exclusiva para a prática de Karate.

Para além de um soalho em madeira flutuante com caixa de ar de forma a amortecer os impactos, o nosso dojo possuem ainda pormenores que apaixonam qualquer amante das artes marciais. Entre eles:

- Makiwara: um pedaço de madeira lisa presa no chão, flexivel o suficiente para permitir o contacto com os punhos com uma almofada presa nesta. É complemento tradicional para o treino de Karate, utilizado nos dojo tradicionais da ilha de Okinawa, Japão. (ver primeira imagem) - Dojo Kun: significa literalmente "as regras do Dojo" em japonês. As cinco máximas de treino do
Karate-Do, originalmente criadas pelo Grande Sensei Gichin Funakoshi. São os principios em quais os praticantes do Karate-Do devem assentar o seu treino, desenvolvendo, para além dos seus atributos físicos, a sua componente mental e espiritual. O Dojo Kun são as seguintes (estando escritas por esta ordem, de cima para baixo, na imagens a seguir):

-hitotsu, jinkaku kansei ni tsutomuru koto (Devo procurar o aperfeiçoamento do meu carácter)
-hitotsu, makoto no michi wo mamoru koto (Devo manter-me fiel ao meu caminho com sinceridade)
-hitotsu, doryōku no seishin wo yashinru koto (Devo ser diligente no cultivo do meu espiríto do esforço)
-hitotsu, reigi wo omonzuru koto (Devo respeitar os outros e as regras da etiqueta)
-hitotsu, kekki no yū wo imashimuru koto (Devo abster-me do comportamento violento e desenvolver o meu auto-controlo)

- Bonsai: Bonsai significa "árvore em bandeja".
A planta deve ser uma réplica artística de uma árvore natural, em miniatura. É um exemplo da construção artistica e cultural japonesa, relacionando o respeito pela Natureza com a paciência e preserverança que também o Karate nos transmite (ver imagens).

- Gichin Funakoshi: uma moldura com a foto do Grande Sensei Gichin Funakoshi, fundador do Karate Shotokan, como homenagem ao nosso primeiro mentor (ver imagens).

Estas e outras informações podem ser consultadas na página da Escola de Karaté do União FE.

Sem comentários: