quarta-feira, 23 de setembro de 2009

PAVILHÃO ALBANO MATEUS

A poucos dias da inauguração dos novos balneários do Pavilhão Albano Mateus (26 de Setembro), lembramos hoje a inauguração do Pavilhão Albano Mateus, passados que estão 14 anos desse acontecimento (23 de Setembro de 1995). A direcção do União FE era à época presidida por Adelino Serras (já falecido).

Transcrevemos aqui um texto com uma pequena história do nosso pavilhão que foi publicado originalmente na revista alusiva à inauguração do Pavilhão Polivalente Albano Mateus.

“O União Futebol Entroncamento foi fundado em 1928, e nos seus primeiros anos teve como base o futebol, em que se distinguiu a nível nacional. Após o futebol nasce um ringue em que se começam a dar os primeiros passos no hóquei em patins, em todos os escalões etários com distinção para a equipa sénior.

Por determinação da direcção da altura, decidiu-se estar vários anos sem ter área desportiva, para que se pensasse em recuperar e construir o que é hoje o ginásio, as instalações sociais, o bar e balneários, o que foi uma obra de que todos os intervenientes se orgulham ainda hoje.

Entretanto, após vários anos de festas e eventos de vária ordem, consegue-se determinado dinheiro que permite sonhar com o Pavilhão. Mas faltava o impulso final, que foi dado pelo homem, o industrial de nome Albano Mateus que nascido no lugar de Mogadouro de Baixo – Ancião, e chegado ao entroncamento em Outubro de 1979, viu a sua vida ao longo dos anos prosperar na área comercial bem como a todos os níveis, e como forma de reconhecimento decidiu em determinado dia interrogar a direcção da altura em quanto custava a construção do pavilhão. Com a determinação que se reconhece nos seus negócios, Albano Mateus dá o seu aval para a construção do tão ambicionado pavilhão.

Assim é oferecida determinada verba que impulsiona a direcção da altura a começar as obras que só terminaram com a obra que vai ser inaugurada pelo amigo e dedicado Sr. Albano Mateus. Como reconhecimento pela sua atitude foi levada à Assembleia-geral a posposta de que o nome atribuído ao pavilhão fosse aquele que, efectivamente, viria a ser aprovado – o nome Pavilhão Polivalente Albano Mateus.

Esperamos que todos aqueles que contribuíram para esta obra se sintam reconhecidos pela atitude deste homem que, sem nada se lhe pedir, deu tanto e continua a dar em nome de um património que é invejável a nível distrital."

Fonte: Revista alusiva à Inauguração do Pavilhão Polivalente Albano Mateus

Sem comentários: