domingo, 20 de setembro de 2009

JORGE BARRAL - UM PEQUENO TRIBUTO

Passam hoje 5 meses após a sua morte, em jeito de homenagem aqui fica um pequeno texto sobre a sua história no União.

É durante a década de 50 que tem o primeiro contacto com o União através de seu pai, ainda hoje um dos mais antigos sócios do clube, mas seria anos mais tarde que a paixão pelo clube se acentuaria por influência do amigo Bernardino. Estávamos na década de 60 e o Hóquei em Patins dava os primeiros passos dentro do União, nessa época saltava à janela da casa de seus pais para acompanhar os jogos do já seu União com o amigo Bernardino. Anos mais tarde tornaria-se no sócio nº 140 do União. Os anos foram passando e em 1970 após cumprir serviço militar na ex- província Ultramarina de Moçambique, como 2º Furriel Enfermeiro, retorna ao Entroncamento e é convidado a integrar a Direcção do União ocupando o cargo de Secretário da Direcção. Com o passar dos anos torna-se Tesoureiro de várias direcções e o seu amor ao clube intensifica-se. Acompanha intensamente o seu União desde a Madeira a Barcelona passado por Estremoz ou Santiago do Cacém (para referir apenas alguns). É durante o seu tempo de Tesoureiro do União que o clube adquire aquela que é hoje a sede do clube (1982) e realiza as várias obras que proporcionam o património actual. É ele um dos impulsionadores e dinamizadores daquele que foi durante muitos anos o maior financiador do União, o Bingo Sede. Percorria aos sábados de manhã muitos e muitos quilómetros, muitas vezes no seu próprio automóvel, para recolher os papéis que muito dinheiro fizeram entrar nos cofres do clube. Quem não se lembra dele a subir e descer degraus, ou a “cantar” os números do Bingo, no antigo ringue descoberto durante a realização do Torneio de Futebol de Salão que o União organizava anualmente. Ajudou na organização de vários eventos culturais, como são os casos dos Bailes de Carnaval, Passagens de Ano, Festival dos Vestidos de Chita, Gala da Melodias que fizeram sucesso, entre outros. Em 12 de Fevereiro de 2000 é agraciado com o Emblema de Prata pelos seus 25 anos de associado. Vivia o seu União intensamente muitas vezes sacrificando a sua vida pessoal, profissional ou até mesmo familiar.

Era à data da sua morte Presidente do Conselho Fiscal do clube, cargo de desempenhava desde Janeiro de 2007.

No próximo dia 26 de Setembro será homenageado. Não haveria melhor maneira de o fazer que juntando, no Pavilhão que ajudou a erguer, as suas duas paixões clubísticas, o União FE e o Sporting CP, para disputarem a 1ª Taça “Jorge Barral”. Depois desse jogo entrarão em ringue muitos daqueles que viu evoluir no seu União e no final, como seria de seu agrado, vamos juntar-nos à mesa.

É este o pequeno tributo do seu filho, um Unionista que aprendeu a sê-lo por influência do seu pai, um grande Unionista, que infelizmente nunca foi reconhecido em vida.

Pelo que foste nunca te esqueçerei, pelo que deste ao teu clube de sempre, o nosso União FE, nunca poderás ser esquecido.

O administrador do UFE Fans
Ricardo Barral

Esta mensagem está aberta a comentários.

Sem comentários: