Muitas linhas se têm escrito sobre a desistência da equipa de Escolares do HC Caldas do Torneio Regional de Encerramento. Mas vamos aos factos e às razões apresentadas que levaram a esta desistência.
Aquando da realização da 1ª Jornada a equipa Caldense deslocou-se ao Entroncamento e o blog HC Caldas escreveu "os jovens caldenses irão ter como objectivo neste Torneio o acréscimo de experiência e garra, que naturalmente será construída a pouco e pouco, tendo como base sólida a união dos atletas. O Entroncamento ganhou com naturalidade por uma margem que não deixa dúvidas, mas ressalve-se a luta que os caldenses manifestaram de início ao fim." O resultado final cifrou-se num 21-0 favorável ao União FE.
Na 2ª Jornada deste torneio os jovens Caldenses receberam o HC Santarém e na crónica do jogo da autoria do blog HC Caldas dizia-se "fruto de alguma inexperiência e jovialidade, o Hóquei Clube de Santarém aproveitou para avançar no marcador. Ressalve-se a coragem que os caldenses mais jovens já demonstram...". O marcador final registou uma vitória do HC Santarém por 1-16.
No último jogo realizado pela equipa escolar do HC Caldas, aquando da deslocação a Tomar para defrontar o Sporting local, marcador registou uma derrota de 37-0 para os miúdos Tomarense. Sobre o jogo, Carmos Emidio Martins escreveu no seu OKJuvTomar: "O técnico leonino procurou por todos os meios evitar que o descalabro ainda fosse maior, mas há coisas que fogem de todo do nossos controlo.
Para bem da modalidade e em especial para bem destes jovens jogadores, há que repensar a forma como se deve lidar com estas situações, pois o desalento está ao virar da esquina, para estes atletas se insistirem em que eles disputem jogos frente a equipas com uma cultura de hóquei já medianamente assimilada e com uma aprendizagem sobre os patins numa fase já muito adiantada em relação a eles.
Naturalmente que não se deve retirar aos miúdos a vontade de jogar, mas tem que se ponderar muito bem o timing certo para isso acontecer. Penso que ninguem fica indeferente ao assistir a miúdos que cada vez que tentavam travar caiam, quando não caiam antes disso acontecer. Até por uma questão de segurança para a integridade fisica deles os responsáveis da equipa do Caldas deveriam ponderar muito bem se valerá a pena pôr estes destemidos e valorosos jovens do Caldas já numa prova onde o nivel de jogo , mesmo para este escalão já é grande."
Depois de tudo isto impõe perguntar-se:
Se nem uma linha foi escrita, aquando das crónicas de jogo, sobre o "desrespeito" dos outros clubes, porquê desculparem-se agora com isso para desistirem?
Será que a culpa é dos clubes que jogaram contra o HC Caldas, ou os resultados verificados são apenas uma consequência da diferença de valor entre as equipas?
Será bom para este jovens, que mal sabem patinar, colocá-los numa prova em que jogam com equipas com 2/3 anos de hóquei?
Será que a vontade de mostrar trabalho se sobrepõe a tudo o resto, pondo em causa não só a motivação destes jovens patinadores mas também a sua integridade física?
Uma reflexão final:
Sem competição não se evolui, mas para se competir é necessário ter condições para tal, e essas condições só se conseguem com muitas horas de treino.
Foto: Blog HC Caldas
Foto: Blog HC Caldas
Sem comentários:
Enviar um comentário